domingo, 13 de dezembro de 2009

esta dificil....

pra ouvir... e saber ouvir...!!! e alguem há-de ouvir... lol








bem agora e voltando aos canarios aqui vai um esclarecimento sobre a origem da mutaçao cobalto....


PRIMEIRO CONTATO DO COBALTO
"Atualmente todos falam do cobalto, mas ninguém sabe exatamente do que se trata".

HISTÓRICO
Em 1994, por ocasião do campeonato da Alemanha, em Ulm, os canários cobre nevados de um quarteto de Karl-Werner Weber, causaram grande surpresa, já que eles tinham a parte de baixo do ventre em volta da cloaca uma coloração cinza bem escuro. Havia apenas três exemplares com esta particularidade e isto foi atribuído a uma manipulação de Karl-Werner. De volta à sua casa arrancou algumas penas de coloração deferente e esperou para ver como elas iriam crescer novamente.
Aparentemente esta particularidade poderia estar relacionada à alimentação (apesar de que o efeito do Polygonum não se verificar nesta época). Mas, efetivamente não era isso.
Na primavera seguinte, Karl-Wener obtém os primeiros filhotes vindos destes machos cobre. Infelizmente, todos tinham a parte de baixo do ventre clara, correspondendo ao cobre clássico normal. No ano seguinte, Karl-Wener me informou que havia cruzado este macho com uma das suas filhas, para fixar assim o peito escuro. Assim, no período de cobertura, ele decidiu cruzar irmão x irmã com os filhotes obtidos no ano anterior. Foi assim que surgiram os primeiros filhotes com a parte de baixo do ventre cinza. Logo pudemos observar que em sua plumagem juvenil estes pássaros tinham no corpo muitas penas pretas.
Após alguns acasalamentos podemos afirmar: esta mutação é devida à hereditariedade recessiva livre.
Agora era preciso encontrar um nome para esta mutação. Monika, esposa de KWW encontra imediatamente a solução, uma vez que a cor lembra o metal cinza e surge então o nome cobalto. O casal, juntamente com Markus Bergholr, faz a criação desta mutação. Os primeiros anos não são animadores, ao contrário, com muitas decepções, o que é normal neste tipo de acasalamento co-sangüíneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário